Nós


Nádia Sousa

Tenho 10 anos, moro no bairro Pinheiro Torres e ando no 5.º ano na escola EB2/3 Dr. Leonardo Coimbra. Gostei de participar porque foi uma experiência ótima para mim, para aprender a tirar fotografias.


Alexandre Carneiro

Diogo Freitas

Diogo - Tenho 21 anos, moro na Pasteleira Nova. Com este projeto aprendi a tirar fotografias e gostei de conhecer todos os formadores.  


Wanda Veloso 

Wanda - Desde sempre interessada pela arte e pela cultura é autora de várias exposições de pintura, 
tendo ingressado no curso de Arquitectura. A fotografia surge da relação com a escrita. 
Nesta, o maior objectivo é captar a essência de cada ser, a condição de cada coisa, o carácter descritivo e denunciador. Interessa-se sobretudo pelo contraste, textura e informalismo. Fotografar com as crianças foi em simultâneo ver a vida através dos seus olhos. Esta experiência deitou por terra todo o dualismo entre o que é benéfico e maléfico no mundo, percebi que o amor que uma criança deposita no seu bairro está acima de qualquer rótulo que lhe possam colocar. A felicidade é o juiz. 



Vitor Rafael
Vítor - Tenho 12 anos, sou do bairro Pinheiro Torres e gostei de participar neste projeto porque aprendi a tirar fotografias. 

Rodrigo Florim
Rodrigo - Sou morador do bairro do Aleixo, tenho 12 anos e ando no 6.º ano na EB 2/3 Dr. Leonardo Coimbra. Gostei de participar neste projeto porque aprendi a tirar melhores fotografias e conhecer novas pessoas. 

Vitor Rafael (esq.) e Rodrigo Florim (dir.)


 
 
Bea (esq.) e Anna Kress (dir.)

Anna is from Berlin, Germany and currently lives in Porto. In photography,  for her a good image transmits the alignment of the head, the eye and the heart, as remarked by Henry Cartier-Bresson. For her, Juntos No Bairro was a unique chance to explore the neighbourhoods of Porto, to see them through the eyes of her young co-photographers and to share her passion for photography.

Bruno

 
Miguel Ferraz 

Quanda a Maria Dworak, veio reunir-se comigo no IPDJ para falar de um projecto de fotografia que queria fazer com os jovens do CIJ, fiquei logo entusiasmado e pronto para apoiar a iniciativa através do IPDJ, bem como voluntariamente, sem dúvida e pela minha experiência formativa o ensino da fotografia nas crianças e jovens é importantíssimo para o despertar de um novo olhar da realidade.
Citando Walter Benjamim, na sua Pequena História da Fotografia em 1931 diz "O analfabeto do futuro será, não o incapaz de escrever, mas o incapaz de fotografar"

Adriana Meireles

Moro no bairro de Lordelo e tenho 9 anos. Gostei muito de participar no Juntos no Bairro porque gosto de tirar fotografias. Gostei de conhecer novas pessoas e ir a sítios diferentes. 


Diana Americano

Sou do bairro da Pasteleira Nova e tenho 11 anos. Gostei de participar no Juntos no Bairro porque aprendi a tirar fotografias e conheci novas pessoas. O sítio a que gostei mais de ir foi ao Aleixo, para conhecer melhor este bairro.


Maria Dworak

Sou da Polónia, mas atualmente estudo no Porto. Gostei mesmo de participar no projeto. Metade do coração que deixar em Portugal vai pertencer a ele e à ADILO.


Sara Santos

Tenho 12 anos, moro no bairro Pinheiro Torres e gostei de participar no Juntos no Bairro porque conheci pessoas novas e aprendi a tirar fotografias. 
O bairro que achei mais bonito foi o da Pasteleira Nova, gostei muito dos prédios.

Rui Pedro Oliveira

Gostei de conhecer um Porto que conhecia de passagem, de sentir o seu movimento, as suas gentes e poder novamente ver e rir com a visão dos "pequenos".

Beatriz Pereira




Tenho 9 anos, ando no EB1 de Lordelo  e moro no bairro da Mouteira, mas vivi muitos anos no bairro do Aleixo. No Juntos no Bairro pude conhecer novas pessoas, brincar com os meus amigos e gostei muito de tirar fotos com o professor Rui.


     Patrícia Costa





А Мaria chegou à ADILO - Agência de Desenvolvimento Integrado de Lordelo do Ouro para fazer
voluntariado com jovens, pelo que foi encaminhada para o CIJ - Centro de Iniciativa Jovem, onde diariamente são dinamizadas diversas atividades. Após algum tempo a conhecer os jovens, propôs-se a realizar este projeto, Junto no Bairro. 
Ao longo destas semanas acompanhei o grupo, fazendo a ligação com a comunidade.
Foram momentos muito agradáveis, de partilha, de conhecimento e de união entre as crianças, os formadores e a comunidade.
Agradeço à Maria, e a todos os envolvidos, esta experiência. 

   
Rita Gomes

Rute Caetano
Nasci no bairro da Pasteleira velha e sou actual moradora do bairro das Condominhas, ex-aluna das escolas EB 2/3 Dr. Leonardo Coimbra (Filho) e Secundária Artística Soares dos Reis. Desde criança sempre tive um enorme interesse e gosto por fotografia. Adorei fazer parte do projecto "Juntos no Bairro" porque para além de fazer algo que amo (fotografar), pude conhecer crianças e pessoas diferentes que me ajudaram a aprofundar o conhecimento desta Arte. Espero que tenham gostado da minha contribuição neste projecto e que o "Juntos no Bairro" possa transmitir a quem está de fora que afinal, viver num bairro, tem vários benefícios e aspectos positivos.

Carlos Pinto

Vivo nos arredores do Porto e é nesta cidade que tenho as minhas raízes. O meu percurso profissional está ligado às ciência exatas, mas sempre tive gosto pelo teatro e pela fotografia. Este projeto permitiu-me aprender com gente bem mais experiente e ao mesmo tempo mostrou-me zonas e pessoas do Porto repletas de várias cores, fora do preto e branco que muitas vezes é transmitido a quem está de fora.




Sem comentários:

Publicar um comentário

Agradecemos o seu comentário!