22 junho 2012

Exposição fotográfica - Juntos no bairro

:: Inauguração 26 junho, 19h, Bar do Mundo - Rua de Mouzinho da Silveira 234 - 238, Porto ::
Para visitar entre 26 de junho e 26 de julho. 
O projeto fotográfico Juntos no Bairro surgiu pela iniciativa de uma jovem, Maria Dworak, da Polónia, que se encontra em Portugal a fazer Erasmus.

Com vontade de se envolver com a comunidade, propôs-se a fazer voluntariado na ADILO - Agência de Desenvolvimento Integrado de Lordelo do Ouro, no Projeto METAS, nascendo assim a ideia deste trabalho que uniu as crianças e jovens da freguesia de Lordelo do Ouro, no Porto, a adultos apaixonados por fotografia.

A exposição Juntos no Bairro, que conta com a parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude, do Bar do Mundo e é totalmente apoiada pela Citylab, retrata a freguesia vista pelos olhos dos participantes, resultado de dois meses de trabalho em pares (jovem + adulto), que favoreceu a criação de relações pessoais e a exploração das capacidades dos jovens.

Ao longo de várias sessões, através de workshops fotográficos e captação de fotografias ao ar livre, foram visitados os bairros de Lordelo, Mouteira, Pinheiro Torres, Pasteleira, Condominhas e Aleixo, desconstruindo ideias negativas e permitindo a partilha e interacção entre pessoas de diversos locais.

A exposição pública dos resultados deste projeto, para além de dar a conhecer os bairros da freguesia de Lordelo do Ouro, permite o reconhecimento do trabalho efetuado por estas crianças e jovens, que contactaram com um tipo de arte que não se aprende na escola comum, a fotografia, diversificando assim as suas experiências e conhecimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário!